top of page

Últimas notícias

Guia Prático para a Responsabilidade Social das Empresas

 

Conheça uma ferramenta essencial para ajudar as pessoas e as empresas a dar os primeiros passos em matéria de responsabilidade social empresarial.

 

Consulte o “Guia Prático para a Responsabilidade Social das Empresas – Primeiros passos” que pretende apoiar quem procura formas de integrar a responsabilidade social na cultura das empresas.

 

Fonte: IGFSE

UMINHO FAZ ENTREGA FORMAL DE ROUPA RECOLHIDA A INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

A Universidade do Minho vai entregar amanhã, dia 7 de março o resultado conseguido na Campanha de 'Recolha e Oferta de Roupa Usada'. Seis instituições de Braga, Famalicão, Vieira do Minho e Guimarães serão apadrinhadas com a oferta de mais de 1700 peças de roupa, calçado e acessórios angariados, as quais farão chegar a pessoas necessitadas e instituições que trabalham com populações carenciadas. A cerimónia de entrega formal do vestuário e acessórios recolhidos decorrerá pelas 11h00, no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar - Braga, na qual estarão presentes várias instituições apoiadas: Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social 'Fraterna' Guimarães; Associação Teatro e Construção, Famalicão; CAT Rebelo Duarte da Misericórdia de Vieira do Minho; CCS Santo Adrião, Braga; Cruz Vermelha Portuguesa, Braga e a Cáritas de Braga. Para além dos responsáveis das instituições apoiadas, a cerimónia contará com a presença, do Dire tor do Departamento Desportivo e Cultural dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), Dr. Fernando Parente, do Presidente da Associação dos Antigos Estudantes, Francisco Pimentel e do Vice-presidente do Departamento Social da AAUM, André Santos. Entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho SASUM), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Associação de Antigos Estudantes, levaram a cabo a Campanha de 'Recolha e Oferta de Roupa Usada', `à qual se associaram alunos, funcionários docentes e não docentes da UMinho e ainda pessoas externas à Universidade, de Braga e Guimarães, fazendo-nos chegar 1716 peças de roupa, calçado e assessórios em bom estado. Para além do excelente contributo das pessoas, durante a Campanha, muitos foram os alunos carenciados que se deslocaram às instalações para selecionar o que precisavam.

 

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=76604

ALARGAMENTO PARA 31 DE MARÇO DO PRAZO DE CANDIDATURA

 

Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social


 

Na sequência da comunicação da CIP sobre o assunto em epígrafe, devido a múltiplos pedidos de organizações em fase de preparação da sua candidatura, a APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial decidiu alargar o prazo de candidatura até 31 de março.

 

As candidaturas são feitas através do site Reconhecimento PRÁTICAS RS.

 

A candidatura ao Reconhecimento Práticas RS implica a aceitação do respetivo Regulamento.

 

Glassdrive Solidária

23 outubro 2013

 

 

 

COMPROMISSO DO GRUPO BENETTON PARA A PROTEÇÃO DO AMBIENTE E A SEGURANÇA DO PRODUTO RECONHECIDO PELO GREENPEACE

6 novembro 2013

 

De acordo com a empresa, o respeito pelo meio ambiente e pela segurança do consumidor, tem sido sempre fundamental. O Grupo Benetton recebeu mais um reconhecimento do seu compromisso pelo caminho que tem seguido nos últimos anos. Com efeito , situa-se entre as empresas líderes pela sua abordagem global para proteger o meio ambiente, a segurança do produto, e a transparência das informações em relação à sua cadeia de abastecimento. O Greenpeace reconheceu o Grupo Benetton “por ter combinado os princípios da prevenção e pelo compromisso de alcançar zero emissões de substâncias tóxicas em todo o seu processo de produção".

 

Os produtos do Grupo Benetton já cumprem as normais internacionais mais rígidas no que diz respeito à segurança. A empresa tem-se empenhado na introdução de sistemas de controle ao longo da sua cadeia de abastecimento, com o objetivo de alcançar ainda maiores padrões. Isto para garantir que, até 2020, nenhum dos seus fornecedores utilizará substâncias químicas que sejam potencialmente prejudiciais para o meio ambiente ou para as pessoas. Para este fim, o Grupo Benetton aderiu recentemente à coligação internacional ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) para eliminar as emissões de substâncias químicas perigosas.

 

Mais informações em http://www.benettongroup.com/sustainability

 


 

How ethical are high-street clothes?

8 outubro 2013

 

Six months after the Rana Plaza garment factory collapse in Bangladesh, Lucy Siegle questions high-street retailers on how they are improving their supply chains

 

Ver aqui


 

H&M - Funcionários e clientes convidados a definir prioridade do apoio da fundação H&M CONSCIOUS

23 outubro 2013

 

Nos próximos anos, a Fundação H&M Conscious vai abordar três questões globais com a ajuda de meio bilião de coroas suecas, doados pela família Stefan Persson. Agora, a fundação está a dar aos funcionários e clientes da H&M o poder de decidir as três questões a serem suportadas. A partir de amanhã, 22 de outubro, toda a gente pode votar em www.makeadifference.hm.com

 

Com os objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas como fonte de inspiração, a Fundação H&M Conscious vai usar os seus recursos para resolver alguns dos problemas mais difíceis do mundo, fazendo a diferença nas comunidades onde a H&M atua. Isto significa que os votos de funcionários e clientes H&M terão um grande impacto.

A Fundação H & M Conscious consultou uma série de especialistas, selecionados pelo seu compromisso em diferentes questões de desenvolvimento, sobre os desafios globais que acham mais prementes. Água limpa, fortalecer as mulheres, proteger os recursos naturais, educação e redução da pobreza através da auto-capacitação, são os cinco prioritários. Estas são também as questões a votar em makeadifference.hm.com.

Quando as três principais questões forem decididas pelos funcionários e clientes H & M, a fundação fará parceria com três organizações de renome mundial para enfrentar globalmente estas questões. Além disso, a fundação vai iniciar programas locais em países onde a H & M atua, refletindo os temas escolhidos pelo voto.

Qualquer pessoa pode votar em makeadifference.hm.com entre 22 e 29 de outubro. O local de votação está disponível em 18 idiomas.

Os funcionários e os clientes H & M podem votar num dos cinco temas : água limpa, fortalecer as mulheres, proteger os recursos naturais, educação e redução da pobreza através da auto -capacitação.

Roteiro para a Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil

27 setembroo 2013

 

A OIT (Organização Internacional do Trabalho), publicou um Roteiro para a Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil.

 

Ver anexo.


 

Semana da Responsabilidade Social - 8ª edição

9 maio 2013

 

Numa época de desafios e incertezas para organizações e pessoas, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) realiza a 8ª. edição da Semana da Responsabilidade Social (SRS). Este evento anual, decorrerá, com sessões técnicas e abertas ao público em geral, na Fundação Cidade de Lisboa entre os dias 3 e 7 de junho.


Reafirmando a importância da responsabilidade social na construção de uma sociedade em que os valores intemporais da Humanidade suportam uma economia justa e sólida, a 8ª. edição da Semana da Responsabilidade Social confirma o papel da ética nessa construção diária e colaborativa.


A ética é o único valor que, quando no centro das decisões, garante que organizações possam responder de uma forma estável às mudanças e permanentes adaptações que a transformação permanente do mercado a isso obriga.


A Semana da Responsabilidade Social é um evento composto por vários workshops desenvolvidos e promovidos por várias partes interessadas. O objetivo é dotar os participantes de uma visão transdisciplinar acerca das soluções e dinâmicas preconizadas na área da Responsabilidade Social e da Ética Empresarial, quer em Portugal quer no Mundo.


Com o suporte de referenciais internacionalmente reconhecidos, como a ISO 26000 e os 10 PRINCÍPIOS DO UNITED NATIONS GLOBAL COMPACT, a 8ª SRS é a oportunidade de alinhar a estratégia da organização, independentemente do setor e dimensão, com os referenciais exigidos pela Comissão Europeia e restantes instituições globais.


Tal como em anos anteriores, esta edição contará com a participação de autoridades técnicas nos seus domínios, representantes de organizações internacionais, líderes sindicais e empresariais, numa reunião ímpar das diversas partes interessadas, promovendo o diálogo, a diversidade e a convergência no interesse comum dos Portugueses de hoje e do Portugal de amanhã.


Consulte aqui o programa, entrada livre, sujeita a inscrição. Para mais informações ou esclarecimentos está disponível a nossa equipa de suporte, através do endereço de correio eletrónico apee@apee.pt ou através do telefone + 351 213 156 734

Responsabilidade Social - Vestuário Inclusivo

9 maio 2013

 

A ANIVEC/APIV apoia e reconhece o mérito e o interesse social do conceito ADAPTABLE - Associação para a inclusão e valorização das pessoas com necessidades especiais.



A ideia é prestar serviços distintivos e de excelência especialmente orientados para as pessoas com necessidades especiais, colmatando lacunas ainda existentes no mercado, de forma a promover a inclusão e a igualdade destes indivíduos nos domínios social, pessoal e da cidadania.

 

O projeto terá início na Região Norte (Grande Porto, numa fase inicial).



O conceito assenta no desenvolvimento de vestuário inclusivo, pela adaptação de peças de vestuário às necessidades especiais de cada cliente, possibilitando que este segmento da população tenha acesso aos mesmos produtos que os restantes indivíduos, em condições de igualdade.



O objetivo é:

 

  • Estabelecer parcerias estratégicas, identificando peças-chave de uma ou mais marcas, colecção a colecção, que possam ser funcional e/ou morfologicamente adaptadas.
  • Promover um atendimento distintivo e diferenciado do cliente, na loja da própria marca, por uma equipa multidisciplinar: 1ª visita para recolha de informação sobre perfil e necessidades especiais do cliente e modelização a utilizar para adaptação das peças

As adaptações às necessidades específicas de cada cliente com base em consultoria especializada (estudos de motricidade e de funcionalidade articulados com conceitos de design de moda) serão realizadas por colaboradoras da ADAPTABLE com formação na área da costura, em que pelo menos 50% da equipa é constituída por pessoas com deficiência ou incapacidade.



Mais informação em anexo.



Se desejar fazer parte deste projeto (potencial parceiro), envie um email para o Gabinete Técnico da ANIVEC/APIV: tecnico@anivec.com.

Questionário de apoio a dissertação - Responsabilidade Social Empresarial

3 abril 2013

 

Solicitamos a colaboração no preenchimento de um questionário de apoio a uma dissertação com o tema "Responsabilidade Social Empresarial", no âmbito do Mestrado em Marketing Digital, no ISCAP. O intuito é identificar o que está na origem de práticas de Responsabilidade Social, averiguando quais as motivações que levam as empresas a adoptá-las.


O anonimato e a confidencialidade serão assegurados neste inquérito.

 

Questionário

5ª Edição do “Prémio Desenvolvimento Sustentável”

2 abril 2013

 

Esta iniciativa procura reconhecer as entidades com as melhores práticas na área da sustentabilidade empresarial, bem como, efectuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial.
 

Fonte

Sustainability and Environmental Protection in the Leather Industry

19 fevereiro 2013

 

Sustainability and environmental protection have become hot topics, not only for the leather industry but also for the textile industry as well. This issue also concerns the consumer who is more aware of such problems than a decade ago. The world’s leading brands are offering “green merchandise” to show that they are doing their part in protecting the ecosystem upon which the whole of humanity depends.



Fonte

Estratégia Europeia de Responsabilidade Social 2011-2014

19 fevereiro 2013

 

Em outubro de 2011, a União Europeia publicou a Estratégia Europeia de Responsabilidade Social (EERS) para o triénio 2011-2014. Uma das mudanças introduzidas nesta recomendação aos Estados e demais intervenientes da União Europeia é a clarificação na definição de Responsabilidade Social (RS) das Organizações.



Fonte

Dinamarca – Código de Conduta para PME's Têxteis

11 fevereiro 2013

 

A ministra dinamarquesa de Negócios e Crescimento está a promover um novo código de conduta para fornecimento de têxteis e vestuário desenvolvido pela iniciativa nórdica, Clean and Ethical (NICE), que visa ajudar as PME no sector da moda a criar políticas relativamente a questões chave como meio ambiente, direitos humanos, trabalho infantil, testes em animais.



Fonte

Estratégia Europeia de Responsabilidade Social debatida em Aveiro

11 fevereiro 2013

 

No dia 18 de fevereiro, o Auditório do Parque de Exposições Aveiro Expo vai receber o evento Estratégia Europeia de Responsabilidade Social e United Nations Global Compact, organizado pelo Global Compact Network Portugal. 



A sessão, aberta a toda a sociedade civil, tem como pano de fundo a Estratégia Europeia de Responsabilidade Social 2011-2014 enquanto orientação para a execução de políticas de RS em todas as organizações, com especial enfoque nas empresas.



Destacar-se-ão os 10 princípios do United Nations Global Compact, reconhecidos como uma ferramenta essencial a que as empresas podem recorrer no âmbito de uma atuação adequada às exigências referidas na Estratégia Europeia de RS. 



Este evento é uma oportunidade para empresas de todas as dimensões pelo seu caráter transversal e pluridisciplinar, uma vez que conta com a presença de representantes do tecido empresarial nacional, confederações, sindicatos e académicos.



A abertura estará a cargo do Exmo. Sr. Primeiro-Ministro de Portugal, o Dr. Pedro Passos Coelho. Confirmadas estão também as presenças do Dr. José Silva Peneda, Presidente do Conselho Económico e Social, e do Eng.º Mário Parra da Silva, Network Representative do Global Compact Network Portugal. 



Saiba mais no site do evento.

Novo Código de Conduta para a Indústria alemã de Calçado e Artigos em Couro

04 fevereiro 2013

 

A indústria alemã de calçado e artigos de couro introduziu um novo código de conduta baseado nos dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas (www.unglobalcompact.org). 



O novo código inclui as questões relacionadas com os direitos humanos, normas de trabalho, preservação ambiental e a luta contra a corrupção. Também dá especial importância à defesa do emprego e do direito da concorrência, iniciativas que vão resultar no apoio e proteção das pequenas e médias empresas.



Mais informações aqui.

WWF e H&M com Nova Estratégia sobre a Conservação da Água

31 janeiro 2013

 

A Organização para a Conservação da Natureza (WWF) e a H&M, iniciaram um acordo de colaboração de três anos, com uma nova estratégia sobre a conservação da água, o que pressupõe uma mudança de perspectiva no setor da moda, uma vez que tem em conta toda a cadeia e não só as fábricas.

 



Mais informações aqui (inglês), ou aqui (espanhol).

bottom of page