top of page

Projeto Competitividade Responsável

O projeto Competitividade Responsável visa melhorar a competitividade das empresas do setor da moda, através do desenvolvimento de ações, estudos e ferramentas, em áreas chave como: Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética, Certificação de empresas e produtos, organização e produtividade.

Apresentação

A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) representa uma nova dimensão de competitividade no mercado global e encontra-se intrinsecamente associada à sustentabilidade das empresas em particular e da economia em geral. Ao longo das últimas duas décadas, à mudança nos padrões de competitividade do mercado global, surge associada uma alteração significativa no comportamento dos consumidores nos mercados mais evoluídos, onde os critérios de seleção e compra refletem cada vez mais a crescente consciência ecológica e ética da sociedade.


Para responder a este desafio, o Projeto Competitividade Responsável foi desenvolvido em parceria por CTCP, ANIVEC/APIV, CITEVE e ANJE, com o objetivo de responder à crescente importância da responsabilidade social nos principais mercados consumidores, ao seu impacto na competitividade do retalho e, consequentemente, na indústria têxtil e vestuário portuguesa. Este projeto está focalizado nos sectores têxtil, vestuário e calçado, atuando ao nível da aposta na responsabilidade social empresarial, enquanto fator promotor de diferenciação, competitividade e sustentabilidade.


No âmbito das iniciativas realizadas pela ANIVE/APIV, foi desenvolvida uma metodologia de referência que permite avaliar, caracterizar e classificar de forma simples e expedita o nível de RSE, reconhecendo o compromisso da empresa e diferenciando os produtos fabricados com base nestes critérios.


Tendo em consideração o objetivo de valorizar e promover a comunicação das diferenças existentes entre empresas, foi desenvolvido no âmbito deste projeto um modelo de classificação que estabelece um sistema que considera as quatro dimensões da RSE: empresa, ambiente, mercado e sociedade. O modelo permite que a empresa tenha em consideração as características e exigências do seu ramo de atividade, as suas estratégias de diferenciação, o orçamento disponível para a implementação da RSE e o ritmo com que pretende evoluir no ranking. Cada empresa pode definir o perfil de responsabilidade social que considere contribuir para maximizar a sua diferenciação e o valor acrescentado da sua oferta perante o cliente ou consumidor.

Em tempos de mudança, as interacções laborais estão a assumir formas diferentes das que têm caracterizado o tradicional panorama industrial português. A sustentabilidade das empresas e a preservação de postos de trabalho são questões que afectam um número cada vez mais vasto de indivíduos, regiões e sectores industriais. Efectivamente, a degradação da actividade empresarial está a colocar em causa a capacidade de oferta de produtos e serviços das empresas portuguesas, particularmente nos sectores têxtil e vestuário, afectando especialmente a região Norte do país.

Em reacção a esta evolução negativa, têm sido desenvolvidas diversas actividades no âmbito do projeto Competitividade Responsável. Reunindo os esforços de quatro parceiros: CTCP, ANIVEC/APIV, CITEVE e ANJE, este projecto está focalizado nos sectores têxtil, vestuário e calçado, actuando ao nível da aposta na responsabilidade social empresarial (RSE), enquanto fator promotor de diferenciação, competitividade e sustentabilidade.

bottom of page